- Detalhes
- Escrito por: Diretor
- Categoria: Escola
- Acessos: 741


O Agrupamento de Escolas de Alter do Chão é composto, atualmente, por 3 estabelecimentos de ensino. Na freguesia e sede do concelho funcionam 2 estabelecimentos: o Centro Escolar de Alter do Chão (com Jardim de Infância e 1.º Ciclo) e a Escola Básica com 2.º, 3.º Ciclos e Secundário Padre José Agostinho Rodrigues, sede deste agrupamento de escolas. O 3.º estabelecimento de ensino, um Jardim de Infância, funciona na freguesia de Cunheira.
O edifício da escola sede apresenta a construção típica dos anos noventa, para as Escolas Básicas. Foi implementado no ano letivo 1996/1997 e é constituído por um corpo central de 2 pisos (R/Chão e 1.º andar). Disponibiliza à comunidade educativa refeitório, bufete, sala de convívio dos alunos, sala de convívio do pessoal docente e não docente, biblioteca, sala de estudo, serviços de papelaria e de reprografia. No espaço circundante a este edifício, existe um recinto polidesportivo descoberto com os respectivos balneários. Ainda neste espaço circundante, foi construído e inaugurado no ano letivo 2012/2013, o Centro Escolar de Alter do Chão com capacidade para acolher cerca de 300 alunos. Este edifício disponibiliza 2 naves interligadas por um espaço polivalente, espaços exteriores cobertos e um parque infantil para o pré-escolar.
O estabelecimento de ensino localizado na freguesia da Cunheira, funciona num edifício típico do Plano dos Centenários, embora já com algumas intervenções para melhoria e adaptação do espaço a jardim-de-infância.
Quanto à escola sede, e de acordo com o previsto no Decreto - Lei n.º 387/90, de 10 de Dezembro, foi designado como patrono, o Senhor Padre José Agostinho Rodrigues, conforme Despacho n.º 3165/97 (2ª série): “ O Padre José Agostinho Rodrigues (1917-1971) nasceu em Orvalho (Oleiros, Beira Baixa) e veio para Alter do Chão como pároco em 1944, onde se manteve até à data da sua morte. Foi capelão militar e licenciou-se em Teologia na Universidade de Salamanca. Dotado de forte personalidade e de assinalável espírito de iniciativa, procedeu à reconstrução da Igreja Matriz. Em 1956 colaborou na criação da cantina para os alunos das escolas primárias, mobilizando boas vontades e empenhando os proprietários locais no fornecimento gratuito de géneros para confeccionar as respectivas refeições.
Na sua intensa acção social, dinamizou a construção de casas para pobres, em colaboração com a Conferência de “São Vicente de Paulo”, no espírito de Frederico Ozonam. Devem, porém, ser assinaladas as suas qualidades de educador. Numa época de escassos recursos e lutando com carências de todo o tipo, empreendeu a construção do Externato Diogo Mendes de Vasconcelos, onde, a partir de 1958, muitos jovens de Alter do Chão e dos concelhos limítrofes puderam prosseguir os seus estudos e ascender a qualificações educativas e profissionais mais elevadas.
Embora se tratasse de um estabelecimento de ensino não estatal, nunca os seus alunos, provenientes de meio rural carenciado, deixaram de o frequentar, em igualdade de oportunidades e com apoios sociais.
- Detalhes
- Escrito por: Diretor
- Categoria: Questionários
- Acessos: 243


Estamos a preparar o Plano Local de Promoção e Proteção dos Direitos das Crianças e Jovens. Este questionário tem como objetivo conhecer a sua opinião sobre a verificação dos direitos da criança no seu concelho de residência. Para as suas respostas deverá considerar as crianças até aos 18 anos de idade.
Questionário 6A | Ferramenta de diagnóstico para jovens
Questionário 6B | Ferramenta de diagnóstico para crianças
Questionário 7 | Adélia - A participação das famílias no diagnóstico local
- Detalhes
- Escrito por: Diretor
- Categoria: Notícias
- Acessos: 52


Ao longo do ano letivo 2021-2022 realizou-se a segunda edição do concurso Caça Genius destinado a todos os alunos interessados do segundo e terceiro ciclos e aos professores. As vencedores desta edição foram as alunas Ana Moreno, no segundo ciclo e Madalena Ferreira, no terceiro ciclo. Os prémios foram oferecidos pelo jardim zoológico de Lisboa.
- Detalhes
- Escrito por: Diretor
- Categoria: Notícias
- Acessos: 360


DEVOLUÇÃO MANUAIS ESCOLARES 2021/2022
Considerações essenciais:
De acordo com o Despacho n.º 921/2019, de 24 de janeiro, os Encarregados de
Educação dos alunos (ou os Alunos, quando maiores), do 5.º ao 12.º ano, que transitem, ou que pretendem mudar de escola e que queiram usufruir do direito aos manuais escolares gratuitos para 2022/2023, devem proceder à devolução dos manuais escolares que foram distribuídos gratuitamente aos seus educandos em 2021/2022. Esta devolução ocorre no final do ano letivo ou no final do ciclo de estudos, quando se trate de disciplinas sujeitas a exame.
- Detalhes
- Escrito por: Diretor
- Categoria: Notícias
- Acessos: 77


O despacho nº 4209 define o calendário de
matrículas e da renovação de matrículas para o ano letivo
2022-2023.